Veja as principais notícias para começar a quinta-feira bem-informado:
Prefeitura retoma obras do Calçadão e avança para o último quadrante
Foto: João Vilnei (Reprodução/PMSM)
Após a pausa nos serviços devido às comemorações de final de ano, a Prefeitura de Santa Maria reiniciou nesta semana as obras no Calçadão Salvador Isaia. Os tapumes foram montados e nesta terça-feira (3), as máquinas começaram o serviço de retirada do piso do último quadrante, em direção à Rua Floriano Peixoto, além dos bordos próximos aos estabelecimentos comerciais. A paralisação dos trabalhos em dezembro foi possível porque a obra está com mais de 50% concluída. Isso representa que está cerca de 8% avançada, ou seja, aproximadamente 30 dias de serviços adiantados.
Polícia analisa imagens para identificar motorista que fugiu após se envolver em acidente com morte
Uma equipe da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP) trabalha para identificar o proprietário e o motorista de uma caminhonete escura que se envolveu no acidente que resultou na morte de Sergio Renato Diniz. A colisão entre a moto em que a vítima estava e o veículo que fugiu, aconteceu pro volta das 21h30min de domingo na Rua Marechal Deodoro no Bairro Itararé, em Santa Maria. Um policial analisa imagens de residências e estabelecimentos comerciais da região do acidente, além de vídeos do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). Segundo o delegado Gabriel Zanella, titular da delegacia, todos os veículos do modelo identificado nas imagens estão sendo verificados nos endereços dos proprietários.
Faixa Nova de Camobi registra mais de 100 acidentes em 2022
Foto: Arquivo Diário
O grande número de acidentes na RSC-287, no trecho da Faixa Nova de Camobi, deixa o policiamento rodoviário em alerta. De janeiro a dezembro de 2022, os nove quilômetros entre o viaduto próximo à Rodoviária e a Avenida Roraima apresentaram duas ocorrências com morte, 49 com lesões corporais e 50 com danos materiais, totalizando mais de 100 ocorrências no período, contra cerca de 30 no ano anterior.
Prazo para renovar carteira de habilitação volta a ser de 30 dias
Foto: Arquivo Diário
Está de volta o prazo de 30 dias para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Essa regra foi alterada para oito meses por causa da pandemia de covid-19. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o motorista pode dirigir por até trinta dias com a CNH vencida. O advogado Anderson Gomes, presidente da Comissão de Direito de Trânsito e Transporte da OAB/DF conta que após este período, o condutor pode ser multado. A multa para essa infração é de R$ 293,17, além da perda de sete pontos na carteira. E não é preciso esperar o vencimento da CNH para renovar. O pedido de um novo documento pode ser feito 30 dias antes de vencer e o processo é bem simples, como explica Anderson Gomes.
Duplicação da Travessia Urbana deve ser concluída em 2023, com atraso de 6 anos
Foto: Deni Zolin (Diário)
No contrato do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) com os dois consórcios responsáveis pela duplicação da Travessia Urbana, consta o prazo de conclusão: junho de 2023. Porém, já é a quinta vez que a data não é cumprida. Inicialmente prevista para ser concluída em três anos, em dezembro de 2017, a obra acumula prorrogações. Completou recentemente 8 anos, com 97% dos trabalhos prontos, andando só 2,5% nos últimos 12 meses. Mas ainda não há certeza de quando será, definitivamente, finalizada.
Santa Maria começa 2023 com 993 mortes em decorrência da Covid-19
Foto: Arquivo Diário
Nos primeiros dias de janeiro, Santa Maria voltou a registrar óbitos em decorrência da Covid-19. Com a atualização, o município contabiliza 993 mortes devido a doença desde o início da pandemia, em 2020. Tratam-se de três vítimas, conforme o comunicado oficial emitido pela prefeitura nesta quarta-feira (4).
Leia todas as notícias